O sistema My Home é a solução de automação da Bticino e representa uma nova forma de projetar os sistemas residenciais.

My Home amplia as possibilidades de projeto e torna a vida mais fácil e funcional, graças à utilização de uma tecnologia de sistema único, o BUS digital. A instalação feita utilizando-se o BUS digital se aplica a qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial, com soluções avançadas em termos de conforto, segurança, economia de energia, multimídia e controle local ou remoto.

A modularidade da instalação e a integração funcional dos diversos dispositivos oferecem a liberdade de escolha de que funções adotar de imediato e quais adotar numa futura expansão, sem intervenções estruturais importantes e com otimização de custos.

O sistema My Home é caracterizado por dispositivos BUS inteligentes, interligados através de um canal de comunicação dedicado à troca de informações e à condução da tensão de alimentação. O meio físico consiste de um cabo de par trançado, sem blindagem, que trafega 27 V c.c., podendo ser lançado junto com os cabos de alimentação e conectando todos os dispositivos em paralelo ao barramento do sistema.

O sistema é composto de fonte de alimentação, atuadores e comandos.

A fonte de alimentação fornece energia elétrica ao BUS em baixa tensão (27 V c.c.); os atuadores são responsáveis pelo controle das cargas e estão conectados ao BUS e à rede elétrica de potência (110 ou 220 V c.a.); e os comandos estão conectados somente ao BUS e enviam aos atuadores, segundo sua configuração, as instruções de que ação executar.

Dependendo das funções de My Home a serem instaladas, pode-se escolher entre duas topologias diferentes de cabeamento:

 - cabeamento livre
 - cabeamento “estrela”

A topologia livre é utilizada para as funções de Automação, Termorregulação, Alarme Antifurto e Gerenciamento de Energia.

Já a topologia de cabeamento “estrela” é adequada para as funções de Videoporteiro e Videomonitoramento, Difusão Sonora e tráfego de dados (rede Ethernet).

Cada dispositivo conectado ao sistema é dotado de um circuito de interface e sua própria inteligência, constituída de um microprocessador pré-programado, por meio do qual o dispositivo é capaz de reconhecer as informações destinadas a ele e processá-las para executar a ação desejada.

Para que cada dispositivo em um sistema BUS possa desempenhar sua função especificada corretamente, é necessário que seja programado adequadamente, atribuindo-se a ele sua identificação e modo de operação.

Este procedimento, denominado configuração, pode ser realizado de duas formas:
  - configuração física, através da inserção de resistores de precisão, denominados configuradores, nos bornes dedicados de cada dispositivo;
  - configuração virtual, através do software VIRTUAL CONFIGURATOR, instalado em PCs e notebooks, o que também permite um diagnóstico dos dispositivos do sistema.

Utilizar a iluminação mais adequada para cada situação: direta para leitura ou trabalho, difusa para descanso ou lazer, regulável para adaptação às situações de momento. O comando pode ser ponto a ponto, em grupos, comandos gerais ou através de cenários pré-programados.

O acionamento é feito através de pulsadores, mais silenciosos e leves que mecanismos tradicionais, com LEDs que mudam de cor de acordo com o status das cargas controladas. Não só através de pulsadores, mas também de interfaces avançadas, com telas sensíveis ao toque (Touch Screens), se pode ativar um ou mais dos circuitos de iluminação, conforme desejo dos ocupantes dos espaços.

Distribuir som ambiente em diferentes partes do edifício, escolhendo e controlando para cada ambiente diferentes fontes sonoras, das quais se pode selecionar a faixa musical ou estação de rádio preferidas, com a maior simplicidade e com qualidade de som Hi-Fi. Graças a uma solução multicanal pode-se satisfazer às necessidades de todos, sendo possível, por exemplo, ouvir a uma estação de rádio na cozinha, a uma faixa reproduzida pelo iPod no quarto, a um CD tocando música clássica na sala e assim por diante. 

O acionamento ocorre através de pulsadores (com identificação serigrafada apropriada para fácil reconhecimento) que comandam amplificadores locais ou centralizados, ou através das interfaces com tela sensível ao toque (Touch Screens) que permitem comandar a reprodução do som preferido, bem como regular intensidade de luzes, temperatura, acionar outros automatismos e muito mais.

Controle de persianas, toldos, cortinas motorizadas, gerenciamento da instalação de irrigação ou outros automatismos. Essa função agrega valor por evitar tarefas monótonas ou repetitivas. E a ativação desses dispositivos pode ser feita ponto a ponto, em grupos, através de comandos gerais e também de cenários pré-programados.

Além dos comandos digitais, semelhantes aos comandos tradicionais (mas mais silenciosos e leves, com LED para reconhecimento do status), a ativação dos automatismos também pode ser comandada através de interfaces com telas sensíveis ao toque (Touch Screens) ou mesmo de controles remotos: o máximo do comforto e comodidade para aqueles que desejam tudo ao alcance das mãos.

Proteger os ambientes de perigos que possam comprometer a integridade ou a segurança de seus ocupantes. Com My Home, eventos como vazamentos de gás, alagamentos e outros podem ser mantidos sob controle através de contramedidas automáticas e intervenções imediatas em caso de perigo, como a interrupção instantânea do fornecimento de gás através do controle de válvulas solenóides.

Esses alarmes são gerenciados pela unidade central de controle, que os reconhece como “alarmes técnicos” e não só aciona as contramedidas, mas também notifica o proprietário através dos protocolos de comunicação integrados. Com My Home, qualquer potencial perigo pode ser mantido eficazmente sob controle.

A função de Video Monitoramento My Home consiste em efetuar o monitoramento dos ambientes através de câmeras neles instaladas. Nas zonas dotadas de sensores de presença também é possível que, em caso de invasões, se exiba as imagens desses ambientes com alarme detectado nos postos internos de Video Monitoramento.

Através do acesso remoto à instalação My Home via web, as imagens se tornam disponíveis para monitoramento à distância. Basta que para isso, o proprietário se conecte ao portal de sua instalação e acesse a função de Video Monitoramento pelo menu.

Proteger sua casa de intrusos indesejados, da maneira mais oportuna e de acordo com suas necessidades, podendo também tirar proveito do uso de imagens para verificar a situação de uma zona em situação de alarme. Com a função Antifurto de My Home o alarme pode ser ativado parcialmente, com chaves codificadas para desativar em horários pré-definidos ou apenas habilitadas para algumas áreas da casa. 

Através do módulo de emissão de e-mails, sinais de alarme na instalação são transmitidos diretamente aos interessados; câmeras de vídeo em postos externos e aqueles localizados em outros ambientes sempre permitem o controle visual da situação, local ou remotamente. A possibilidade de incluir a função Antifurto no rol de ações de "cenários pré-configurados" amplia a facilidade de uso.

Graças às interfaces com telas sensíveis ao toque (Touch Screens) do sistema de automação My Home da Bticino é possível visualizar o consumo de recursos (água, electricidade e gás) e também dados da produção de energia e dos sistemas de aquecimento de água através de painéis solares: informações extremamente úteis para contribuir na redução do desperdício e na otimização do uso da instalação de acordo com seu perfil.

A exibição dos dados permite visualizar o consumo instantâneo ou o acumulado histórico através de representações gráficas que facilitam sua interpretação.

Além disso, ao se atribuir um valor indicativo de tarifa aos recursos também é possível se ter uma valoração econômica das despesas.

Com a função de Gerenciamento de Energia de My Home, da Bticino, é possível utilizar a energia de forma eficiente. 

Os circuitos de tomadas de energia podem ser controlados. Dessa forma, pode-se definir que determinados eletrodomésticos terão ou não alimentação através do sistema. Com a adição de um programador horário é possível inclusive especificar uma janela de tempo em que o funcionamento de ferros de passar, chuveiros elétricos e secadores de roupa pode estar habilitado.

De qualquer forma, se for necessário sempre se pode realimentar uma das tomadas controladas através das interfaces de comando do sistema, incluindo as telas sensíveis ao toque (Touch Screen).

A função de Termorregulação permite que se gerencie inteligentemente o perfil ideal de temperatura para qualquer ambiente, recriando as melhores condições de conforto, sem desperdício de energia e evitando, por exemplo, que se aqueça ou se resfrie inutilmente ambientes desocupados por longos períodos de tempo, de noite ou de dia.

Diferentes tipos de centrais de gerenciamento possibilitam gerenciar de 4 a 99 zonas distintas de temperatura, permitindo condicionar a temperatura dos ambientes de modo eficaz e com a máxima simplicidade de uso. Sondas locais de temperatura reguláveis ou mesmo uma das telas do menu das interfaces com telas sensíveis ao toque (Touch Screen) permitem alterar localmente a temperatura em relação a uma temperatura de referência pré-configurada, para atender às necessidades de conforto a qualquer hora do dia.

Efetivamente controlar o acesso a uma propriedade: é partindo desta premissa que se deve definir a defesa e a segurança dela. A moderna tecnologia de My Home oferece uma variedade de ferramentas de visualização, local ou remotamente, para manter tudo sob controle quando se está em casa ou longe dela.

Dispositivos de videoporteiro digital, ou painéis de entrada, nas portas permitem comunicar claramente com aqueles que se apresentam à entrada. Em caso de ausência do proprietário, é possível que o visitante responda a uma caixa postal de mensagens (que podem ser acessadas remotamente, através da interface My Home via web).

É possível gerenciar uma instalação My Home mesmo à distância de forma fácil e intuitiva, usando livremente dispositivos como smartphonestablets ou PCs conectados à Internet, conforme meios de comunicação disponíveis.

Pode-se definir que tipo de ativações, informações e notificações enviar e receber de uma instalação, conforme necessidades específicas e com base no tipo de conexão disponível para a instalação (ADSL, cabo coaxial, linha telefônica) e nos dispositivos de controle integrados ao sistema My Home.

Para o controle local das soluções My Home existe uma vasta diversidade de opções de comandos, desde um pulsador até um software intuitivo e dedicado instalado num PC. Comandos ponto a ponto, de cenários, soft touch, telas sensíveis ao toque (Touch Screens) de 1,5”, 3,5”, 10” e até o Video Touch Screen de 15”.

Através de várias telas das interfaces com tela sensível ao toque também é possível centralizar o comando, controlando localmente boa parte das aplicações My Home. E com o software, é possível  construir um modelo que imita a planta da instalação ou aplicar fotos dos ambientes com ícones para iluminação, automação, alarmes e assim por diante, tornando a experiência de uso ainda mais intuitiva e fácil.

 

A solução de automação residencial My Home da BTicino pode realmente recriar em seus espaços as condições ideais para vivê-los com o maior bem-estar, sempre protegido e mimado pela tecnologia dócil e inteligente, capaz de atender a qualquer exigência.

Acordar bem é importante, por isso aqueles que escolhem o sistema de automação residencial My Home tem melhores condições para apreciar plenamente o início de um novo dia. Tudo de que se precisa para ajudar os moradores e deixá-los à vontade. 

Basta definir a cena "Manhã" e pressionar o pulsador no comando de cenários e o quarto é transformado da noite para o dia: as persianas são levantadas, a intensidade da luz se adéqua aos primeiros raios do sol, o som ambiente é ativado, a temperatura se ajusta ao nível ideal. 

Enquanto isso, através do menu de ícones do Video Display, é possível mudar a fonte sonora para ouvir as notícias do dia, elevar a temperatura do banheiro e ativar a irrigação do jardim.

Cozinhar, limpar, passar, lavar roupa e louça dependem de eletrodomésticos, que em geral, são atividades realizadas ao mesmo tempo, com o risco de sobrecarga de correntes em momentos de pico.

Em uma casa com a função de Gerenciamento de Energia de My Home, pode-se inibir o funcionamento de determinados desses eletrodomésticos. Mais tarde, através das interfaces com telas sensíveis ao toque (Touch Screen), se pode ativar esses aparelhos desligados mesmo que se esteja na sala de estar.

E trabalhar ao ritmo de qualquer música é fácil, ao se selecionar a fonte sonora utilizando os ícones nos Touch Screens. 

Tudo isso mantendo sob controle possíveis inundações e vazamentos de gás, quando se está na propriedade ou quando se está longe dela.

Com o sistema My Home é fácil de desfrutar de cada momento de prazer, sozinho acompanhado. 

Graças aos comandos com tela sensível ao toque (Touch Screens) cada vez mais indispensáveis, é possível ter ao alcance das mãos instantaneamente: luzes, som ambiente, temperatura ideal, para entregar-se à leitura de um bom livro. 

Visitas? Com a exibição de imagem pelo Video Display pode-se reconhecer as pessoas imediatamente, comunicar-se com elas, abrir o portão e recebê-las dentro da propriedade, ativando quando necessário um caminho de luz para orientação. 

E para não perder de vista de crianças brincando em outros cômodos, basta mostrar as imagens das câmeras na grande tela do Video Touch Screen, ou na tela do Touch Screen Multimídia, as duas interfaces mais avançadas para a solução.

Deixar os pertences de maior valor na propriedade? Tranquilamente, pois o sistema My Home está lá para protegê-los. 

Ativando a função Antifurto com a prática chave eletrônica, é possível ativar a proteção de todas as áreas da casa, desligar todas as luzes, fechar todas as persianas, e reduzir ou mesmo desligar a função de Termorregulação. 

E enquanto longe da instalação, a solução de automação My Home gerencia cuidadosamente a propriedade exatamente como se estivesse ocupada. 

No momento certo irá irrigar o jardim, aumentar a ventilação no interior da propriedade com abertura ligeira das janelas do sótão e que também se fecharão rapidamente caso comece a chover. Se venta muito no exterior, toldos externos se recolhem de imediato, sem nenhuma preocupação dos ocupantes.

Fechar e desligar tudo, partindo com a preocupação de apenas se concentrar nas férias. Com My Home isto é feito facilmente, sem medo.

Um alarme antifurto muito útil defenderá a propriedade contra os perigos de intrusão, avisando do disparo por e-mail para os responsáveis ​​pela ação.

Imagens da área onde ocorreu o alarme poderão ser enviadas via e-mail. Ciclos de acionamento de luzes, persianas ou da difusão sonora podem simular presença na propriedade em determinados momentos do dia.

E se bater saudades de casa, você sempre pode se conectar à Internet e usar o portal My Home via web, e visualizar as imagens das câmeras lá instaladas.

© 2017 BTicino - Todos os direitos reservados